Batalhas
A batalha começa com os dois players (ou duplas, já que batalhas 2x2 também são permitidas) escolhendo entre Cara ou Coroa, após isso, o juiz lançará dados para descobrir quem começa.
Ela só termina quando o Pokémon de um dos treinadores chegar a 0% de HP e desmaiar.
Atacando
Você tem direito a usar três movimentos por turno. Por exemplo, se o seu Pokémon for um Bulbasaur:
Bulbasaur, use Poison Powder! E agora Vine Whip e Tackle!
Um bom lugar para ver os golpes dos Pokémon é em Pokédexes online, como essa: http://www.serebii.net/pokedex-xy/
Uma observação: Ao usar um item, como por exemplo uma Super Poção, isso contará como um dos ataques utilizados durante o turno.
Danos
Cada Pokémon começa com 100% de HP. O dano que cada golpe recebido tira depende do Power [Poder] dele, algo que pode ser verificado na Pokédex.
Sobre o Hidden Power
Hidden Power é um golpe que, toda vez em que for usado, ele vai ser de um tipo diferente.
Por isso, quando alguém mandar o Pokémon usá-lo, o juiz lançará o dado de Hidden Power e o resultado definirá se o golpe será do tipo Água, Voador, Psíquico, etc.
Sobre TMs, HMs, Egg Moves e Move Tutors
Numa batalha, além dos golpes aprendidos ao aumentar de nível, seus Pokémons podem usar outros.
Para usar TMs: É necessário comprá-las em algum PokéMart e ensinar para o Pokémon. Cada TM será gasta após o uso, sendo necessário comprar outra se quiser que outro dos seus aprenda.
Para usar HMs: É preciso completar as respectivas quests de cada HM. Cada HM pode ser usada infinitas vezes para infinitos Pokémons aprenderem o movimento.
Egg Moves: O Pokémon deve ter nascido de um ovo. Ao nascer, o jogador pode escolher apenas duas, que serão adicionadas à ficha e não poderão ser modificadas.
Move Tutors: São ensinados por NPCs espalhados pelo mundo Pokémon. Alguns deles só ensinam para jogadores com um nível pré-definido.
A batalha começa com os dois players (ou duplas, já que batalhas 2x2 também são permitidas) escolhendo entre Cara ou Coroa, após isso, o juiz lançará dados para descobrir quem começa.
Ela só termina quando o Pokémon de um dos treinadores chegar a 0% de HP e desmaiar.
Atacando
Você tem direito a usar três movimentos por turno. Por exemplo, se o seu Pokémon for um Bulbasaur:
Bulbasaur, use Poison Powder! E agora Vine Whip e Tackle!
Um bom lugar para ver os golpes dos Pokémon é em Pokédexes online, como essa: http://www.serebii.net/pokedex-xy/
Uma observação: Ao usar um item, como por exemplo uma Super Poção, isso contará como um dos ataques utilizados durante o turno.
Danos
Cada Pokémon começa com 100% de HP. O dano que cada golpe recebido tira depende do Power [Poder] dele, algo que pode ser verificado na Pokédex.
~ Ataques de 1~49(Power) são contados como "-5%" no HP máximo do Pokemon.
~ Ataques de 50~89(Power) são contados como "-10%" no HP Máximo do Pokémon.
~ Ataques de 90~119(Power) são contados como "-15%" no HP Máximo do Pokémon.
~ Ataques de 120~149(Power) são contados como "-20%" no HP Máximo de um Pokémon.
~ Ataques de 150~199(Power) são contados como "-25%" no HP Máximo de um Pokémon.
~ Ataques de 200~249(Power) são contados como "-30%" no HP Máximo de um Pokémon.
~ Ataques de 250~299(Power) são contados como "-35%" no HP Máximo de um Pokémon.
~ Ataques de 300~???(Power) são contados como "-40%" no HP Máximo de um Pokémon.
Sobre o Hidden Power
Hidden Power é um golpe que, toda vez em que for usado, ele vai ser de um tipo diferente.
Por isso, quando alguém mandar o Pokémon usá-lo, o juiz lançará o dado de Hidden Power e o resultado definirá se o golpe será do tipo Água, Voador, Psíquico, etc.
Sobre TMs, HMs, Egg Moves e Move Tutors
Numa batalha, além dos golpes aprendidos ao aumentar de nível, seus Pokémons podem usar outros.
Para usar TMs: É necessário comprá-las em algum PokéMart e ensinar para o Pokémon. Cada TM será gasta após o uso, sendo necessário comprar outra se quiser que outro dos seus aprenda.
Para usar HMs: É preciso completar as respectivas quests de cada HM. Cada HM pode ser usada infinitas vezes para infinitos Pokémons aprenderem o movimento.
Egg Moves: O Pokémon deve ter nascido de um ovo. Ao nascer, o jogador pode escolher apenas duas, que serão adicionadas à ficha e não poderão ser modificadas.
Move Tutors: São ensinados por NPCs espalhados pelo mundo Pokémon. Alguns deles só ensinam para jogadores com um nível pré-definido.